sexta-feira, 23 de maio de 2008

São os salários, estúpido!



«"It's the economy, stupid," was a phrase in American politics widely used during Bill Clinton's successful 1992 presidential campaign against George H.W. Bush. For a time, Bush was considered unbeatable because of foreign policy developments such as the end of the Cold War and the Persian Gulf War. The phrase, coined by Clinton campaign strategist James Carville, refers to the notion that Clinton was a better choice because Bush had not adequately addressed the economy, which had recently undergone a recession.»

Acordei hoje, com o noticiários das seis da matina, habitualmente na Antena UM, a chamar a atenção do povo para uma «caixa» do Jornal Público, mais uma estatística da União Europeia, mais um estudo do Bruto da Costa, mais entrevistas do Bagão Félix, mais contra-informação de uma morena do Partido Socialista que não retive na memória et pour cause…

Mastigava eu um bife do acém, mais umas alfaces variadas aqui do jardim e dei conta de um pudico da informação da RTP, ao 27.º minuto do telejornal da UMA da tarde, a fazer menção de que a notícia existia.
Também tinha escutado ao longo da manhã outro pudico, este dos jornais, Nicolau de seu nome, um rapaz que usa tremelinho na T-shirt a perorar sobre o blablablablablablabla.
Já ontem, a pudica candidata a chefe do PSD aparecia na janela a dizer que o nosso bem adorado PM a tinha escutado e pasme-se, logo em esgalgada correria tinha aumentado a tetíssima do abono de família, como se algum pobre diabo da geração prateada ainda tivesse direito a abono de família.

Habituado a viver no país dos outros, lembrei-me que durante a dura negociação com a EADS (Airbus) para contratualizar a colaboração nos Montes Urais, havíamos ficado separados por uns enormes 35,3% entre o que a EADS queria depositar mensalmente na minha conta e aquilo que eu reclamava. Dizia o inteligente de Hamburgo que eu, em Portugal não auferia esse salário. Óbvio, o rapaz estava informado. Toda a gente sabe que os portugueses trabalham a preços da uva mijona. Só que, o rapaz foi confrontado com o facto de eu só ser nascido em Portugal e ter passaporte Português. Quanto ao resto, sou trabalhador do Sistema Científico e Tecnológico do Euskadi. Ah!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Sem comentários: