quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Reinventar uma Escola de Investigação (Parte III)


2. Descrição do Plano de Qualidade da Investigação
O objectivo do Plano de Qualidade da Investigação é facilitar o desenvolvimento de um conjunto de programas que permita aos investigadores e aos grupos de investigação da Universidade realizar una investigação orientada para a excelência contrastada, que promova uma docência de qualidade e a transferência para o sistema de inovação e para o conjunto da sociedade no quadro de uma política de investigação claramente definida.
Em Investigação podemos utilizar duas perspectivas distintas para nos referirmos à qualidade, sendo as duas igualmente importantes. Por um lado quando falamos de Qualidade da Investigação estamo-nos a referir aos resultados obtidos pela mesma. Porem, para poder conseguir esses objectivos é necessário utilizar os métodos mais adequados e tratar de melhorar de forma contínua as práticas de investigação. Neste caso, estamos a referir-nos à Qualidade na Investigação. No seguimento deste plano de qualidade trata-se de desenvolver estes dois aspectos mediante una serie de programas coordenados entre si.
O Plano de Qualidade da Investigação para 2007-2008 concentra actuações em dois grandes âmbitos.
1. Programas de Avaliação da Qualidade que pretendem identificar e incentivar a qualidade da investigação nos distintos âmbitos de actuação (investigadores, grupos e departamentos).
2. Programas de Apoio à Qualidade da Investigação cujos objectivos fundamentais são o de facilitar o trabalho dos investigadores ganhando tempo para o desenvolvimento de actividades criativas, assim como o apoio para a consecução dos objectivos de excelência da Universidade.
Os três grupos aos quais estão dirigidos os distintos programas são:
1.Investigadores
2.Grupos de Investigação
3.Departamentos

Programas de avaliação da investigação para os diferentes níveis mencionados anteriormente:

● Sistema de Avaliação das Actividades de Investigação do Professorado da Universidade Pública
No dito Sistema estabelece-se tanto os procedimentos e os métodos para a avaliação da actividade investigadora, como o sistema de incentivos à investigação mediante a atribuição dos complementos retributivos de avaliação da investigação. As dimensões que se têm em conta para realizar a valoração são:

1. Criação e transmissão do conhecimento
2. Captação de fundos de investigação
3. Reconhecimento externo da actividade realizada em nome da Universidade e mobilidade
4. Integração da investigação na docência de pós-graduação

● Prémios de Investigação Universidade Pública
Dentro da política de dinamização e fomento à investigação levada a cabo pela Universidade Pública, premeia-se a trajectória da actividade investigadora e professores dos corpos docentes da Universidade. Anualmente, em virtude do convénio subscrito entre a Universidade Pública e a Banca Pública, desenvolve-se uma convocatória de prémios de investigação (Universidade Pública – Banca) que premeiam tanto o percurso dos investigadores como as melhores contribuições científicas nas distintas áreas.

● Sistema de Indicadores de Departamentos
Desde 2002 que vem sendo aplicando um sistema de indicadores ponderados de desempenho da actividade dos Departamentos a que se associa uma partilha de verbas do orçamento segundo a posição relativa de cada Departamento. Os indicadores que tem que ver com a Investigação são:

1.Proporção dos períodos de seis anos
2.Produção de doutoramentos
3.Participação em projectos de investigação
4.Participação em projectos internacionais

● Avaliação Externa dos Grupos de Investigação
Os grupos de investigação da Universidade recebem anualmente una pontuação que lhes outorga a Comissão de Investigação em função de sua composição e da sua actividade, em termos de publicações, participações em congressos, orientação de teses e obtenção de financiamento externo. Mediante uma Convocatória de competitividade para os grupos de investigação da Universidade, aprovada pela Comissão de Investigação, realizar-se-á a avaliação externa por parte da Agência de Avaliação durante 2008, dos grupos de investigação para conhecer o grau de competitividade dos grupos dentro do seu contexto, tanto nacional como internacional, com o fim de desenhar as políticas de investigação de modo a favorecer a integração da Universidade no Espaço Europeu de Investigação.

● Avaliação Externa de Programas de Doutoramento
A Agência de Avaliação e Acreditação leva a efeito, anualmente una convocatória para a consecução da Menção de Qualidade dos Doutoramentos. A Universidade conta com seis programas de pós-graduação ou doutoramentos com Menção de Qualidade.

A cargo da Vice-reitoria de Investigação e em colaboração com outras Vice-reitorias tem lugar uma serie de actividades que poderíamos enunciar em cinco tipos de programas.

● Plano de Recursos Humanos em Investigação
Pretende-se mediante uma serie de iniciativas melhorar a situação dos investigadores e dos grupos de investigação. Assim, algumas actuações levadas a cabo neste sentido são:
- Regulamento do Pessoal Investigador com envolvimento em projectos,
- Plano de estabilização de contratados
- Adaptação da convocatória de Bolsas de Investigação da Universidade ao Estatuto de Pessoal Investigador em Formação
● Plano de Ajudas à Investigação
Desenvolvem-se una serie de convocatórias para o fomento da investigação
- Ajudas para a organização de congressos
- Bolsas para viagens e deslocações
- Ajudas complementares à realização de teses
- Convocatória Geral de Financiamento à Investigação da Universidade Pública
● Plano de Serviços Melhorados ao Investigador
Cujo objectivo é melhorar a dotação de serviços à disposição dos investigadores da Universidade, para simplificar o exercício do seu trabalho e permitir melhor desenvolvimento das suas actividades. As actuações são:
- Acessibilidade individualizada e melhoria da funcionalidade do portal web do investigador;
- Acesso à contabilidade de projectos e contratos;
- Revitalização do Serviço de Apoio à Investigação;
- Reorientação das suas actividades para o apoio à investigação da Universidade.
● Plano de Transferência do Conhecimento
Procura potenciar a transferência dos resultados da investigação para o sistema de inovação e conjunto da sociedade. As actividades em curso são:
- Racionalização da oferta científica e tecnológica dos Grupos de Investigação. A oferta da Universidade para o exterior tem vindo a compactar-se em macro-grupos sectoriais: TIC, Nanotecnologias, Energias renováveis, Automoção, Engenharia Biomédica, etc. A procura externa canaliza-se para os ditos macro-grupos de forma selectiva.
- Participação activa em distintos ‘focus-group’ regionais sobre investigação ou inovação: Cluster TIC, Cluster Automóvel, Fórum de Agentes Científicos e Tecnológicos, Grandes infraestruturas, Parque da Inovação, BioRegião, Euroinnova, etc.
- Concessão dos projectos do Plano nacional para suporte e impulso de actividades de transferência
- Começo do processo de incorporação da Fundação na promoção da oferta tecnológica e de inovação

1 comentário:

João Orvalho disse...

Esta série de post fará escola. Mereçe estudo e reflexão. Obrigado, Professor !
1 ab