quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Reinventar uma Escola de Investigação (Parte II)


Plano de Qualidade: Investigação
O progresso das sociedades está directamente relacionado com a investigação e a inovação, áreas nas quais as universidades têm um peso muito relevante.
Uma Universidade será considerada como excelente na medida em que desenvolva um papel importante no processo de inovação tecnológica e na nova economia baseada no conhecimento. Neste contexto, a actividade investigadora converte-se não só num elemento diferenciador do ensino universitário frente a um modelo de formação exclusivamente profissional, mas também num elemento chave da contribuição universitária para com o Sistema de Inovação.
A região onde se insere a Escola possui elevado nível de desenvolvimento. A situação global do sistema de inovação da região é melhor que a da média do país e o peso do sector científico (relevo para as Universidades) no conjunto do sistema é especialmente destacável. Por outro lado, o desenvolvimento do Espaço Europeu de Investigação (ERA) supõe uma maior concorrência entre as Universidades no âmbito da investigação e o Espaço Europeu de Educação Superior (EEES) também afecta a actividade investigadora, na qual se tem em conta a qualidade da investigação tanto nos processos de acreditação das graduações, mestrados, bem como nos doutoramentos.
Sendo conscientes de que a investigação constitui um dos pilares básicos da actividade da Universidade Pública, desenvolveram-se nos últimos anos todo um conjunto de actuações para conseguir a melhoria da qualidade da investigação. Neste sentido, constituíram-se os Grupos de Investigação como sendo a unidade básica de investigação universitária. Na actualidade encontram-se registados 96 grupos de investigação no Catálogo de Grupos com um total de 827 investigadores que podem pertencer a uma ou várias áreas de conhecimento. A valoração do rendimento dos grupos é efectuada mediante um sistema de indicadores ao qual se associa o financiamento dos mesmos. Dado que também é função dos Departamentos apoiar as actividades de investigação, estabelece-se também uma serie indicadores de investigação a nível de departamentos relacionados com parte do seu financiamento.
Por isso mesmo, existem una serie de Comissões Estatutárias como a Comissão de Doutoramentos que se define como o órgão competente sobre as questões que afectem os Programas de Doutoramento e a realização de teses doutorais e a Comissão de Investigação, que é quem propõe ao Conselho de Governo directrizes referidas à política de investigação e transferência de tecnologia da Universidade Pública, no quadro do seu Plano Estratégico.
A Comissão de Investigação, além disso, realiza diversas funções como a proposta de distribuição do orçamento de investigação, a planificação, aquisição e utilização da infraestrutura universitária de apoio à investigação, a convocatória e adjudicação de bolsas e ajudas à investigação, a elaboração do Relatório anual das actividades de investigação da Universidade, a solicitude, realização e difusão de estudos que permitam às entidades públicas e privadas conhecer os aspectos da actividade investigadora da Universidade, a fim de estabelecer contratos de colaboração ou conduzir fundos para a Universidade e ainda, a assessoria ao Conselho de Governo, Departamentos e Centros na planificação, coordenação, propostas de estímulo e controlo do desenvolvimento da investigação.

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