sábado, 24 de novembro de 2007

Reinventar uma escola de investigação (Parte I)

Algumas escolas – não muitas – começam a fazer os seus exercícios de simulação para o ‘confronto’ que se aproxima com a AAAES.
Noutros lugares, percebe-se que tudo vai ser importante, desde o relatório anual até às discussões com a direcção da escola, não esquecendo uma linha fulcral composta por estudantes Ph.D. Nem tudo pode ser contado neste exercício, começando pela alteração significativa no que se refere aos recursos avaliados:
● Estudantes - é evidente que a formação de jovens investigadores é uma questão muito importante dentro da escola, que se pretende na montra global.
● Orientadores - os números relativos à média do período de avaliação da duração de um projecto Ph.D são decepcionantes (60 Meses, em vez de 48). A Direcção da área de doutoramentos tomou uma série de medidas para reduzir a duração dos projectos Ph.D e aumentar a visibilidade e as responsabilidades da Escola para com os alunos. Anualmente, o director e o director-adjunto da área, reúnem individualmente com cada aluno, partilhando uma discussão com base nos relatórios personalizados, que incluem o plano da investigação e o programa de ensino. Durante esta consulta de 30 minutos, o relatório do plano de trabalho da investigação é discutido com a explícita finalidade de avaliar se o aluno tem recebido suficiente orientação por parte do seu supervisor, procurando que sejam identificados quaisquer outros factores que possam constituir obstáculo à bem sucedida e atempada conclusão do projecto de doutoramento. Se necessário, os directores tomarão as medidas adequadas para melhorar o andamento do projecto de investigação e/ou revisão do respectivo plano de trabalho.

A Escola já deu indicações públicas, de que se tornou cada vez mais difícil encontrar candidatos adequados para preencher as vagas abertas para doutoramentos ou bolseiros pós-doc. Recentemente, foram lançadas propostas para trazer as bolsas do doutoramento para um nível mais competitivo. As perspectivas de carreira para recém-licenciados da escola são hipóteses apenas para posições transitórias ou de curto prazo. Não são muitos os trabalhos de investigação no domínio da especialidade da escola, por longos períodos de tempo. A escola estimula os alunos a irem para o estrangeiro por um tempo para acumular experiência e alargar o âmbito dos seus conhecimentos. Isto significa que toda a área da investigação está fortemente dependente do dinheiro externo para contratar jovens investigadores. Trata-se de uma evidência preocupante em função da continuidade do desenvolvimento, especialmente considerando o facto de que o financiamento proveniente do exterior tem vindo a ser aplicado em contratações temporárias.

Estrutura e conteúdo do programa Ph.D
Para além da sua principal tarefa de conduzir e apresentar um projecto de investigação sob Supervisão, os alunos participam num programa educativo, que consiste em geral, de vários cursos sobre projectos específicos, workshops e conferências nacionais e/ou internacionais. O objectivo da formação é aprender, de modo independente, a concepção, condução e apresentação da investigação científica em circulação no mundo actual. Para este efeito, o estudante é treinado no conhecimento e aquisição das aptidões necessárias para serem empregues dentro do vasto campo do movimento científico. Devido ao carácter temático da Escola e às diversas origens dos alunos participantes, o programa educativo não é o mesmo para cada elemento. A composição de cada um dos programas é de tal forma que os estudantes assumem o compromisso de cumprir as metas definidas previamente. As diferentes disciplinas são apresentadas num «package» de informação especial fornecido a todos os alunos que entram na escola; no início do projecto, é composto um «package» personalizado, de acordo com o orientador do projecto.

O programa educativo é constituído por quatro elementos: uma parte geral, uma de orientação temática, outra parte orientada para o projecto, e ainda os encontros de trabalho e workshops que fazem parte da pós-graduação. A parte geral do programa visa a formação sobre aspectos científicos de índole geral. Os estudantes seguem cursos sobre ‘Competências Didácticas’, 'Domínio e fluência da língua Inglesa’,’Reflexões filosóficas sobre a conduta científica’, e ‘Gestão da Investigação’. As disciplinas são oferecidas anualmente pelas duas universidades que participam na Escola. Esta primeira parte do programa exige um investimento por parte dos alunos, de sete semanas (280 Horas).

A educação do tipo orientação temática refere-se a um tipo de educação orientada para disciplinas com as quais interessa que os alunos fiquem familiarizados, e que fazem parte dos três principais temas de investigação da escola. Faz parte do roteiro um ‘general master class’ especialmente concebido para os alunos com diferentes antecedentes, ou que se percebe terem lacunas na sua formação. Posteriormente, os alunos podem aprender mais sobre o conteúdo de uma determinada linha de investigação da Escola. O tempo total dedicado a esta parte do programa é de seis semanas. Estas aulas magistrais foram melhoradas no ano passado e agora estão altamente valorizadas pelos alunos.

A educação orientada para o projecto envolve conhecimentos e competências que são específicas a cada um dos programas de investigação dos alunos. Proporciona-lhes a oportunidade de superar deficiências em temas como: Ciências da Computação, Programação, Métodos da Investigação e Estatística, permitindo-lhes ultrapassar dificuldades esperadas no progresso da investigação eventualmente a serem relatadas nas suas dissertações. Estas disciplinas podem ser seleccionadas a partir de programas de estágio providenciados por diferentes Faculdades e Departamentos. Cerca de oito semanas são reservadas para esta parte do programa.

Anualmente, é organizado um workshop que deve abordar um dos temas de investigação privilegiados na Escola. Neste tipo de seminário, especialistas nacionais e peritos estrangeiros são convidados para dar uma palestra, no âmbito do tema do workshop. Além disso, duas outras reuniões são organizadas anualmente. Nessas reuniões, os alunos apresentam os seus ‘papers’ relacionados com a investigação para um público constituído por outros colegas estudantes e pessoal da escola. Além disso, existe outra série de palestras durante todo o ano, tanto ao nível da investigação da Escola como das linhas particulares de investigação. O tempo total para estas actividades é cerca de quatro semanas.

A Escola mantém boas relações com outras escolas nacionais e promove intercâmbio de alunos, quer para a sua educação, quer para apoio técnico específico no âmbito dos seus projectos. A Escola tem bom nome internacional e o fluxo regular de cientistas visitantes assegura uma razoável exposição dos alunos ao contacto internacional.Os alunos são estimulados a apresentarem os seus trabalhos em conferências internacionais, para o que dispõem de regras de financiamento locais, adequadas.

Ao longo de todo o programa é enfatizado o enfoque multidisciplinar. Todos as disciplinas são avaliadas pelos estudantes Ph.D de uma maneira informal. Estas avaliações são essencialmente positivas, embora seja difícil de verificar se, alunos de diferentes horizontes avaliam as disciplinas de maneira diferente. A participação nas disciplinas é voluntária, com excepção das aulas magistrais. Muitos Estudantes Ph.D frequentam várias disciplinas, o que torna por vezes muito difícil para a Escola, organizar cursos para um pequeno número de alunos. Nesse caso, os alunos ficam livres para procurar e frequentar cursos extra noutros locais, a fim de superar deficiências específicas. A Escola oferece um diploma aos alunos que completarem todo o programa educativo.

O Comité de Revisão (da Escola) considera todo o programa bem estruturado, tanto em termos de componentes individuais como colectivos. Os objectivos do programa são personalizados tendo em vista o futuro do emprego dos estudantes. Os direitos e deveres dos supervisores e dos alunos estão claramente definidos no já mencionado pacote informativo.

Organização

As faculdades e institutos que fazem parte da entidade delegaram todas as responsabilidades para o exercício da missão científica, a educação dos alunos, a garantia da qualidade e da gestão financeira destas actividades no conselho de administração e directores da Escola. A dedicação e eficiência da direcção e do conselho de administração e os instrumentos colocados à sua disposição seguem os padrões europeus considerados normais para a educação superior.

As iniciativas de investigação levadas a cabo na Escola estão organizadas em torno de três temas nucleares, (A) P_, (B) E_, (C) M_. Estes temas são estudados historicamente, com os respectivos grupos evoluindo de forma coesa, desenvolvendo linhas de investigação, que estão organizadas segundo os temas. Cada linha é liderada por um coordenador, que é responsável pela realização dos objectivos científicos dessa linha e correspondente gestão financeira. A linha e os coordenadores formam o órgão consultivo que presta assessoria à Direcção da Escola. Um Comité especialmente designado, desempenha o papel de assistente da Direcção na avaliação do programa educativo. A gestão da estrutura parece ser eficaz e concentrada na formação Ph.D. O órgão de gestão é acessível para os alunos cuja opinião é altamente valorizada. Isto é ilustrado pelo facto de um grande número de estudantes participarem no Comité Educacional da Escola.

Tanto entre os temas como dentro deles há, regra geral, uma boa colaboração, embora nalguns pontos a coerência no âmbito dos temas pudesse ser melhorada. Obviamente, a Direcção está consciente desta situação e considera as possibilidades de melhorar a coerência e colaboração, colocando estrategicamente a atribuição de posições Ph.D em novas colaborações e remodelando algumas das linhas.

O financiamento da Escola é efectuado mediante o financiamento directo das faculdades e institutos participantes; cerca de 75% provém de fontes externas. Este valor é satisfatório, mas deve salientar-se que o financiamento externo não está igualmente repartido ao longo dos vários grupos de investigação. Alguns dos grupos são financiados ao máximo e não podem lidar com quaisquer extras, enquanto que outros grupos são totalmente dependentes do financiamento directo. Esta questão é algo que deve ser abordado num futuro próximo.

Ambas as universidades que apoiam este projecto oferecem excelentes instalações. Em 2005 a Faculdade de Ciências M_ transferiu-se para a sua nova finalidade, com a instalação de 11 laboratórios dedicados. Estes laboratórios incluem um enorme salão permitindo a investigação de experiências volumosas em número apreciável. Os equipamentos laboratoriais tem vindo a ser continuamente actualizados, tendo sido adquiridos recentemente novos equipamentos de registo e análise de movimentos complexos. Os coordenadores dos programas de investigação são convidados a elaborar anualmente pedidos para novas aquisições. As solicitações são avaliadas, e a Direcção da Escola decide a instrumentação a ser adquirida. O pessoal de apoio que se encontra à disposição da Escola ascende a 18 pessoas a tempo completo, distribuídas ao longo das linhas de investigação, proporcionalmente (funcionários e alunos).

4 comentários:

Virgílio A. P. Machado disse...

Realidade ou ficção?

Alexandre Sousa disse...

O Cliente acredita que esta história em fascículos faz parte da realidade.

Rosa Silvestre disse...

Olá Alexandre, qual é a escola onde acontece, hum...cheira-me a "gato fedorento", subtende-se, of course. Quando puder vá até o Criancices (surpresa!).

Alexandre Sousa disse...

Imagino que não desiludo ninguém se afirmar por minha honra que a Escola existe e fica situada no país de Saramago.