terça-feira, 20 de novembro de 2007

Acreditar cursos & acreditar nos cursos


Publicou ontem o Blog de Campus – referência obrigatória para múmias que escrevem sobre estas coisas, preocupadamente – meia dúzia de bitaites sobre um facto suficientemente evidenciado, mas que os distraídos do Gambrinus, dos quais avultam os queques da Ordem dos Advogados, ainda não tinham digerido.

«Ordens profissionais vão perder o poder de acreditar cursos»

Mais: o nosso querido e bem amado Sebastião Feyo (Vice-Presidente Nacional da Ordem dos Engenheiros; Professor Catedrático, Director do Departamento de Engenharia Química e Director da Licenciatura em Engenharia Química da FEUP) na sua qualidade de «representing Direcção-Geral do Ensino Superior (General Directorate for Higher Education) in the Bologna Process» tece as suas considerações, esclarecendo consequências resultantes da criação da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (AAAES).
Se forem ler três vezes o texto, irão verificar que, portuguesmente, a preocupação é toda com o clausulado e o processo à João das Regras.
Penso que a nossa amiga Regina anda no ‘data mining’ e já passou por lá.

As explicações e os ‘tutorial’ estão bem documentadas nos sites dos membros influentes da ENQA:
Quanto mais não seja, pelo próprio percurso do Feyo, é muito importante tudo quanto seja país das tulipas.

Quem tiver a seu cargo este tipo de actividades e tarefas que, repito, são cada vez mais sérias e com menos truques, onde conta menos o academismo clerical e contará mais o academismo laico, profissional, com muito saber organizacional e a partir de agora com alguma prática dos processos, vai ter que ler muito relatório, perceber muito bem como se explicita a proposta de acreditação de um curso.
Parece que estou a ver o filme: Vejo um amigo meu sentado no seu «galinheiro doméstico» rodeado de telemóveis, cheio de papéis fotocopiados por todo o lado a ver se cozinha mais um curso. Cozinha, companheiro cozinha, que vamo-nos todos rir à brava com as cenas das próximas fitas.

1 comentário:

Regina Nabais disse...

Alexandre,
Não vem a propósito do que mencionou neste seu 'post' mas, sobre as questões de acreditações, nas organizações de classe, e designações de formações em engenharia, ando-me a rir, já há um bom par de tempos.
Não sei se não deveria era estar a chorar, copiosamente, e a comer bolachas... O futuro dir-nos-á!
Abraço,