sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Hoje acordei feliz.



Onde dizia Tratado de Nice passa a dizer-se Tratado de Zurique onde dizia Tratado de Jaen passa a dizer-se Tratado de Roma onde dizia Tratado de Amsterdam passa a dizer-se Tratado de Brno onde dizia Tratado de Ceca passa a dizer-se CEE onde dizia Tratado Euratom passa a dizer-se Maastricht onde dizia Tratado de Dublin passa a dizer-se Ioannina onde dizia Tratado de Bucareste passa a dizer-se Brown onde dizia Tratado de Merkel passa a dizer-se Sarkozi onde dizia Tratado Kaczynski passa a dizer-se Sócrates onde dizia Tratado Europeu passa a dizer-se Lisboa.

Hoje acordei feliz. Passei pelo Centro de Emprego das Terras de Basto, propriedade de Joaquim Barreto dono dos caminhos do distrito de Braga, organizador de excursões ao Terreiro do Paço e ao Circuito da Fêvera (tb pode ser da Febra), e tinha lá um quadro, daqueles feitos em corticite tamanho 1000 x 500 mm, pendurado na parede, em frente dos olhos das mulheres que esperavam sentadas num banco corrido à procura de um emprego.
O título do quadro era: «Ofertas de Emprego»
No canto inferior esquerdo do quadro, um pionés verde segurava um rectângulo de papel A5 que dizia:
LINHA VERDE DO EXÉRCITO … e por baixo rezava assim
800 20 12 74

Hoje acordei feliz. Tenho um Tratado de Lisboa e finalmente, posso perguntar a um qualquer miúdo da minha terra: - Zé! Que queres ser quando fores grande?
E ele vai olhar para mim com aqueles olhos abertos, enormes, e dir-me-á, felicíssimo:
- Quando for grande quero ser tropa. Mas só em Lisboa.

Sem comentários: