sábado, 22 de setembro de 2007

S. Sistema ou São Sistema, ou ainda Santo Sistema





Todos nós, sem excepção, já lá fomos em romagem, algum dia. Uns vão e voltam. Outros, tal qual as moléculas gasosas, agem pouco uns sobre os outros e cada um não presta grande atenção ao seu vizinho. Os químicos sabem fazer coisas extraordinárias, como por exemplo, conseguir misturas sólidas cujos átomos ou moléculas formam uma combinação homogénea. Como fazem eles estas maravilhas? Liquefazem primeiro as substâncias, misturam-nas no estado líquido e deixam depois solidificar a mistura.
É com estas soluções sólidas que a educação superior tem de lidar e é sabido, que os sucessos são raros.
Dizia Ferreira Gomes (19.09.07) e disse-o duas vezes em pontos diferentes da time base line, que (citarei de cor): «… o problema com o Conselho Geral não está nos 30% dos membros exteriores à instituição; o problema reside nos 55% de membros internos, estes sim, estes é que vão bloquear o Sistema!»

Ferreira Gomes é Químico, foi vice-reitor da U.P., candidato a reitor da U.P., tem os motores rodados como poucos, ao longo da construção da sua própria visão sobre o modo como as funções são desempenhadas pelos elementos do Sistema.

2 comentários:

Rosa Silvestre disse...

Não existe problema, com uma ajuda de Donella Meadows, uma cientista preocupada com o ambiente (poderá ser aplicado no referido pelo post?...) aplicam-se os doze pontos de alavancagem para intervir num sistema et voilá.

http://www.sustainabilityinstitute.org/pubs/Leverage_Points.pdf

Olá Alex, tenho navegado e postado ultimamente por aqui, basta acederes às mensagens antigas.

Um abraço e um BOM FIM-DE-SEMANA.

Alexandre Sousa disse...

Ponto 1) já guardei a sugestão porque é sempre importante acordar com uma nova ideia cada manhã e dizer para a janela voltada à S.ª da Graça: Obrigado Senhora, por mais esta ideia que me deste.
Ponto2) não sei não... se o sistema precisa de alavancagem ou de retirada dos fulcros que tem a mais.

Entretanto... nota-se bem, quem gozou férias e quem andou no faz de conta.