sexta-feira, 13 de julho de 2007

CORPO INTEIRO PRECISA-SE




Peter F. Drucker, supremo pensador e criador da gestão, em nome de quem se cometem, muitos e bons crimes organizacionais, gostava de questionar o facto de se promoverem práticas do mundo empresarial no seio das operações da igreja. Se tiver de ser assim, dizia Drucker:

it is to make it more church-like, not more business-like’.

Tenho dado voltas e mais voltas, nos intervalos das febres que trouxe do médio-oriente e quanto mais folheio o RJIES mais me apetece passar aquilo (quase) tudo a banda-desenhada. Vem isto na sequência do fado que diz estar toda a gente de férias, pelo que, dou corda àquela frase favorita do meu pai: “quem não tem que fazer, põe-se a cavar!”

Primeiro esquisso:

Estrutura do Modelo de Negócio (clicar na figura para ampliar)


Os clientes da organização educacional são os estudantes e a sua segmentação é feita por graus.


O produto é constituído pelos cursos oferecidos.


Processos tais como as Admissões dos Alunos e Recrutamento de Pessoal ou estatutos como o do Estudante e respectiva contabilidade são actividades e tarefas definidas pela própria instituição.


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