quarta-feira, 4 de março de 2009

Do not stop the change management


You & I at the XYZ Centre receive many inquiries looking for a job description for “Change Manager” or “Change Management Specialist”. While there is currently not a single, universally recognized description – Alex’s research and experience does suggest that there are some common elements for the role of change manager. Good Luck!

As chamadas Organizações (governamentais, mas não só) usam e abusam de um excessivo leque de termos para designar alguém, cuja dedicação, pode ser mesmo paixão, consiste em administrar ou gerir recursos humanos. Às vezes, a tarefa é tão espinhosa que o dito(a) profissional prefere ser só um elemento de apoio às pessoas que fazem parte ou são recheio de uma «mudança organizacional».
Já tive as chaves de um grande molho de brócolos, semi-público, preso naquelas charadas dos Inetis, Iapmeis, Ministérios vários, mais uns privados que por lá apareciam à sopa do meio-dia, sopa essa, confesso, que não comi nem volto a comer daquele prato.
Vejamos:

• Gestor de Mudança
• Especialista em gestão de mudança
• Consultor em gestão de mudança
• Analista da gestão de mudança
• Coordenador da gestão de mudança
• Consultor em gestão de mudança organizacional
• Líder da gestão de mudança

Independentemente do nome real, estas pessoas – acima referenciadas - desempenham um papel central na ajuda ao processo de mudança, permitindo um mínimo de sucesso para o bom termo do projecto, mantendo a concentração e rigor necessários para evitar deserções e suicídios do lado do povo.

Como patriotas, estamos interessados em comentar publicamente esta preocupação nacional – significa: sem facturar – abrindo assim, os meus pensamentos à fartazana partilha, mesmo que não me proponha, por absoluta falta de tempo, lançar o exigível acompanhamento tutorial.

Descrição do Lugar (posto… posição) Oferecido

O «Change Management Specialist» irá desempenhar um papel fundamental, colaborando na realização de projectos (iniciativas para a mudança) que envolvem empresas, desenhando cronogramas e adivinhando orçamentos face aos objectivos propostos. Esta pessoa irá concentrar-se no lado das pessoas que são objecto do compressor da mudança - incluindo alterações dos processos de negócio, sistemas e tecnologia, postos de trabalho e organização das estruturas. O foco principal será na criação e implementação de planos de gestão de mudança que minimizem a resistência do empregado e maximizem o comprometimento do mesmo empregado. Quem for seleccionado para o lugar de «Change Management Specialist» irá trabalhar para impulsionar a adopção rápida, maior e melhor aproveitamento, elevada proficiência nas mudanças que causam mais impacto nos empregados, de tal modo que se possam ver resultados positivos no negócio da empresa. (ver SIADAP)

Supervisão:

Ainda que o «Change Management Specialist» não tenha responsabilidade de supervisão, esta pessoa terá que trabalhar num patamar acima ou mesmo pairar sobre muitos outros elementos da organização para alcançar o sucesso. O «Change Management Specialist» irá agir como um treinador de dirigentes de topo e executivos, ajudando-os a cumprir o papel de patrocinador da mudança. O «Change Management Specialist» irá igualmente apoiar equipas dos projectos cujo fim em si, é a mudança, integrando actividades de gestão de mudança ao nível do planeamento dos projectos. Finalmente, o «Change Management Specialist» pode prestar apoio directo e formação à linha da frente (gestores e supervisores) ajudando a redigir os respectivos relatórios através de inserções directas de conteúdos.

Este pequeno texto é dedicado ao «cabeça» de lista do P.S. às Eleições Europeias.

Alô, alô seu VITAL, aquele abraço!




Sem comentários: