segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Sucesso & Abandono Escolar no Ensino Superior




Parafraseando a equipa de B. Obama, ou mudamos agora ou tarde & nunca mudaremos.
Pela tarde do próximo dia 16, num dos anfiteatros das Matemáticas da U.P., estarão uns tantos «maduros & maduras», entre os quais o actual reitor Marques dos Santos, a debater coisas do passado, esperando eu, interventivamente, poder falar do futuro.

Imagino-me a imaginar que a Universidade do Porto seja a que mais factura por pensamentos, palavras & obras no âmbito da Investigação & Desenvolvimento ditas «oficiais».
Confabulo sobre a hipotética contribuição da U.P. para a economia da Região Norte (mesmo aquela que está desenhada a lápis sobre papel costaneira).
Como sou incréu e aos incréus tudo é permitido, enuncio como minha previsão, que por cada Euro investido (será gasto?) na U.P., repercutem-se 4 € na economia nortenha, sem contar os postos de trabalho directos e indirectos gerados por esta entidade da educação superior. Curioso, como sou, procurarei indagar quantos X% do orçamento da U.P., foram provenientes de recursos próprios, investigação e contratação externa.

Conhecendo o reitor MS desde os meus tempos de estudante, preencho o boletim das apostas nas quadrículas que se referem a inúmeros recados reitorais. Irá ele (?!) declarar-se "perplexo" ante uma "campanha" que contem afirmações como: "o actual modelo [universitário] está obsoleto; o actual sistema de governo da universidade não funciona; a chave consiste em tê-las governadas por autênticos profissionais da gestão" ("¿só as universidades?",

Sem comentários: