terça-feira, 29 de abril de 2008

«MCTES» Directas… JÁ!




Dou de barato que a maioria dos interessados na educação superior é gente do PPD/PSD. Trata-se de povo que tem manifestado por mor das vezes uma apetência voraz por disputas dirimidas por meio do voto, o que para um apaixonado por coisas e ideias gregas ou das grécias oriundas, é meio caminho andado para que me sinta em casa. Depois, estão marcadas eleições directas para o PPD/PSD, ao que julgo saber nos finais de Maio, o que é um tempo assaz bem assinalado, tempo de pujança em que a flor se transforma em fruto. Mais, postados que estão dois candidatos para o lugar supremo do MCTES, Mariano Gago dono actual da posição e António Nóvoa dono de ideias claras acerca da mesma posição, ambos os dois – imagino eu – sem anti-corpos para disputar eleitoralmente um cargo político que tanto pode ser do PS como do PPD/PSD, dariam a um país, ainda e sobretudo a navegar em défice financeiro, mas também científico, educacional, cultural, tecnológico, fundacional, um bom exemplo de racionalidade e de mentesbrilhantismo. Se alguém ainda não compreendeu o que eu quis dizer neste arrazoado linearmente explanado, então é burro tal como eu.

António Nóvoa tem sido exemplo de estudo e planeamento estratégico, impar no panorama reitorício nacional. Tem ideias, sabe explicá-las e com alguma sorte pode ser que alguém acredite nisso.
Mariano Gago, é corredor de fundo; não se esgota num RJIES mal explicado e pior aplicado. Tem no bolso um trunfo de monta que vai dar água pela barba dos seus críticos actuais: O Programa Novas Oportunidades para a Educação Superior. Sim, que nisto de treta o Zé não brinca.

Deixemos a palavra aos actores principais. Será deles e só deles o protagonismo que virá a seguir.
O papel principal é vosso!
OJO! Obviamente, do António Nóvoa e do Mariano Gago.

Sem comentários: