segunda-feira, 21 de abril de 2008

Em Portugal, também é possível ir mais longe na área da Medicina e da Investigação…



Quem disse isto e coisas parecidas com esta, foi Sobrinho Simões. Disse isto recentemente, já em 2008. No site da Antena Um está lá um podcast datado de 17.Abril.2008 onde se pode ouvir um Homem da educação superior a falar de coisas sérias.

Façamos um breve intervalo para ler afirmações de Dias Agudo datadas de 1967, que
Virgílio Machado nos traz à superfície. Diz VM que são tendências actuais. Pois são Virgílio, pois são…
« as nações têm o direito de exigir de que a actividade científica de muitos dos seus investigadores seja posta ao serviço do progresso económico e social das populações. Mas, ao mesmo tempo que deve chamar-se a atenção dos cientistas para os projectos com maior probabilidade de contribuírem para esse progresso (interessando-os nos problemas a resolver por meio de subsídios de investigação, por exemplo), não deve coarctar-se a sua liberdade intelectual, o seu espírito de iniciativa, pois só num clima de liberdade se pode desenvolver o espírito criador indispensável a toda a investigação.»

Só esta recuperação do Dias Agudo, feita por VM dava «pano para mangas» para um tal Congresso!

Sobrinho Simões tem feito um percurso singular na escola do Porto.

Diz ele: “O Estado deve assegurar uma fracção substancial das verbas necessárias para a investigação científica básica (Se não for o Estado a fazê-lo, não sei quem será) e garantir que a distribuição dessas verbas é feita de acordo com critérios de avaliação internacionalmente aceites. Da indústria farmacêutica espera-se o estabelecimento de parcerias nos domínios da investigação científica aplicada e da inovação. O que é crucial, seja qual for o tipo de investigação é manter a exigência de qualidade e a competitividade em termos internacionais.”

Outra afirmação, de quem sabe, que dava seguramente mote, para outro Congresso. Ou será, que ainda é o mesmo congresso?!
Entretanto, como o Congresso ainda está longe, pode ler-se Sobrinho Simões, nem que seja para discordar, em http://apontamentos.blogspot.com/2008/01/manuel-sobrinho-simes.html

Sem comentários: