segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Universidade de Aveiro entrega prémios e diplomas aos graduados dos CET


A Universidade de Aveiro organiza, às 18h00 desta segunda-feira (12 de Novembro), no auditório da Reitoria, a cerimónia de entrega de diplomas aos 260 novos graduados dos Cursos de Especialização Tecnológica (CET) promovidos pela Escola Superior de Design, Gestão e Tecnologia de Produção Aveiro Norte (ESAN), Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA) e Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro (ISCA-UA). Na mesma sessão, presidida pela Reitora, Prof. Maria Helena Nazaré, vão ainda ser entregues os prémios escolares aos melhores alunos dos CET da ESAN.

--------------------------------------------------------------------------------

Para além da entrega de diplomas aos 260 alunos que concluíram os seus cursos nas várias escolas associadas da UA, os estudantes vão, também neste dia, ser reconhecidos pelo seu desempenho escolar. Aos sete melhores caberá um prémio pecuniário, financiado por várias instituições e empresas onde as escolas estão sedeadas.

A Molarte Colchões, SA vai premiar o melhor aluno dos Cursos de Especialização Tecnológica, em funcionamento na ESAN. A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha distinguirá o melhor aluno do Curso de Especialização Tecnológica, em Tecnologia Mecatrónica, leccionado em Albergaria-a-Velha, a GROHE Portugal contemplará o segundo melhor e a Associação Industrial do Distrito de Aveiro o terceiro melhor aluno do mesmo curso. A Câmara Municipal de Sever do Vouga premeia os três melhores alunos do CET de Instalação e Manutenção de Redes e Sistemas Informáticos, leccionado naquela cidade.

Recorde-se que os CET surgiram na UA no ano lectivo 2002 – 2003, na ESAN, e estenderam-se, para além das escolas politécnicas que os promovem, praticamente a todos os concelhos do distrito de Aveiro, resultado de parcerias com entidades locais. Compreendem uma variante formativa em sala de aula, com uma duração média de 860 horas, durante um ano, e englobam as componentes de formação geral, científica e tecnológica, complementada pela formação em contexto real de trabalho. Esta vertente tem uma duração de 540 horas (entre três e seis meses) e decorre em várias empresas do distrito de Aveiro.

Os Cursos de Especialização Tecnológica em funcionamento estão especialmente orientados para a imediata inserção profissional dos alunos, mas também creditam para um eventual prosseguimento de estudos superiores. A conclusão de um CET, com aproveitamento, confere um Diploma de Especialização Tecnológica e creditação para prosseguimento de Estudos Superiores, podendo dar acesso a um Certificado de Aptidão Profissional de nível IV, reconhecido a nível europeu.

Os 260 graduados que esta segunda-feira vão receber o diploma, estão assim distribuídos:
ESAN – 230
ESTGA – 18
ISCA-UA – 12

Sem comentários: