sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Porque sou do contra…


Estava eu muito entretido há meia dúzia de anos atrás, quando me vieram desinquietar para fazer parte de um grupo restrito que o Prof. Augusto Mateus, acabado de deixar de ser Ministro da Economia deste imenso Portugal, havia convidado, por bem e pela pátria, para realizar uma série de estudos acerca de bzbzbzbzbzbzbzbz.

O exercício foi engraçadíssimo. Começou pela cena dos profs catedráticos sim, mas que não sabiam como se faziam propostas para concursos internacionais. Lá esteve o tecnólogo , mais o mercenário, com toda a paciência do mundo a rectificar as coisas que (presuntamente) se ensinam nas universidades mas que depois, por aquela estranha aversão (apetece-me dizer patine) nunca se experimentam na dura realidade, ou seja, o chamado teste ácido.

Depois de uma série de takeovers mal sucedidos e sem que nunca me tenham sido pagos Kms, almoços, sessões, noitadas & etc. que, só sofre quem do mal gosta, a Mise en Scène deu em águas de bacalhau. Do Augusto Mateus continuo a ter esperança que seja bom Professor (note-se que escrevi a maiúscula, sem favor…) não sei se bom avaliador de aeroportos, campos de aviação ou simplesmente terrenos de aterrissagem, como por exemplo em Paramos/Espinho.

Chegou-me hoje a notícia, via eMail comme il faut, muito boa em termos académicos, de que o único colega, companheiro e camarada, que tinha anunciado no currículo, a conclusão do estudo cabido em sorte (a famosa encomenda de Augusto Mateus), tinha sido bem sucedido na fábula da aposentação.

Diziam-me, na mensagem que (também) tinha sido bem sucedido pela minha colega, companheira e camarada Fulana de Tal, especialista em Econometria, como Coordenador do Curso de Formação Avançada em Gestão da Tecnologia, Inovação e Conhecimento.

Fui assaltado pela dúvida, na senda da Madre Teresa de Calcutá.

Será que existe?

Passei alguns minutos na cusca de tudo quanto se diz (inclusive ela própria) sobre as aptidões, competências, habilidades, saberes, experiências da minha colega, companheira e camarada Fulana de Tal.

Nem uma palavra sobre:

■ Gestão de Tecnologia

■ Inovação

■ Conhecimento (como área de saber, disciplina, etc.etc.etc.)

Pasmo! Sento-me no chão. Passo as mãos pela areia suja da praça e passo as mãos pelas barbas.

É que o Curso também não existe… não funciona, ninguém sabe o que é… não se conhecem inscritos.

É contra toda esta farsa académica que se passa numa escola perto de ti, amigo, companheiro & camarada, que eu sou contra, mas sou contra com todas as forças do meu ser!

1 comentário:

Rosa Silvestre disse...

Contra essas farsas e outras que existem aí por determinadas instituições em que se recrutam "docentes" por puro amiguismo em detrimento das competências pedagógicas dos mesmos!