segunda-feira, 23 de julho de 2007

Há qualquer coisa surrealista no amanhecer das praias Cais-de-Sodré/Cascais



Passado que foi o meu primeiro período de trabalho, bebido que está o primeiro meio litro de café, das 06:50 às 11:45 (perdoar-me-ão os surfistas da Web, mas isto tb faz parte do meu diário), fui dar uma volta pelos jornais do imenso Portugal.
Mal abro o Público, dou de caras com um anuncio de primeira página – que devia ser bem pago – glorificando planos e intenções da jovem Ministra da Educação Inferior.
Vou repetir aqui, não porque seja pago à linha, mas para memória futura.
«Ministra apresenta hoje o Plano Tecnológico da Educação
23.07.2007 - 09h31 .........
Dotar cada sala de aula com um computador, uma impressora e um projector é um dos objectivos do Plano Tecnológico da Educação, um investimento que ultrapassa os 400 milhões de euros e que é hoje apresentado pelo Governo.
"A concretização deste plano tecnológico vai fazer-se sentir da portaria à sala de aula, envolvendo toda a escola", afirmou à Lusa fonte oficial do Ministério da Educação (ME). De acordo com a mesma fonte, a partir do próximo ano lectivo começará ainda a ser instalado um quadro interactivo por cada três salas de aula e generalizados o cartão electrónico do aluno e os sistemas de alarme e videovigilância.
"A escola como plataforma de acesso às tecnologias de informação", resumiu fonte do ME. De acordo com a tutela, o Plano Tecnológico da Educação representa um investimento superior a 400 milhões de euros, com fundos comunitários e públicos.»

E eu, burro velho, pasmo das unhas dos pés até às meninges:
Oh! jovem ministra, a senhora discutiu isto com que especialistas?
Oh! jovem ministra, a senhora vai fazer o quê, com as máquinas, a banda larga, os rácios & etc?
Oh! jovem ministra, então e os milhares de professores a quem a senhora dá este presente envenenado, ficam a navegar em que contexto? Quem os orienta? Quem os ajuda? Que objectivos? Que controlo?

Meu Deus, tu que gostas tanto dos Portugueses que lhes dás Governantes assim, por favor, arranja-lhes uns livros para ler, faz com que os miúdos saibam contar, ler, escrever, desenhar, dançar, cantar e já agora...
......................................................................................................................
Não te esqueças de fiscalizar os fluxos financeiros destas contas todas. Olha que isto é muito dinheiro à vela!!!

2 comentários:

Regina Nabais disse...

Ora Alexandre, mantenha-se sempre esperançado; e eu que nem sequer sabia da existência de um Plano Tecnológico para a Educação… que se pode, talvez, medir em densidade de computadores, instalados por metro quadrado de área bruta destinada à educação. Imperdoável!
Os cidadãos Portugueses, como eu, é que não merecem tão elevado padrão de gestão governamental criativa.

Rosa Silvestre disse...

Estou mesmo aturdida ... de qualquer maneira regressando à minha infância ...não sei porque ....Isto faz-me lembrar "A Arvore dos Patafurdios..."
Serei surrealista??????