domingo, 19 de abril de 2009

A crise? que vale a crise? Cante a crise quem souber…

A) A comunidade dos economistas não consegue abordar o tema sem recorrer a um conjunto de «crenças» herdadas dos seus antecessores.

1. Estas crenças fazem parte dos “fundacionais”, ou seja, da iniciação educativa que os preparou e licenciou como praticantes e profissionais.
2. A natureza dita “rigorosa e rígida” da sua preparação prévia, assegurou um encaixe profundo na mente de cada um deles, desde os tempos de estudante.

B) A economia dita «normal» está ancorada na asserção segundo a qual, a comunidade científica dedicada a esta ciência, conhece o que é o Mundo.

C) Partindo da premissa anterior, a ciência oficial suprime qualquer novidade fundamental que possa ser encarada como «subversiva dos compromissos básicos».

Novas asserções exigem a reconstrução dos pressupostos anteriores e a reavaliação dos factos passados. Isto é difícil por várias razões, pelo tempo que se gasta, mas também pela feroz oposição da comunidade estabelecida.

A crise vai desaguar num de três caminhos:

1. A ciência oficial prova que tem capacidade para dominar o(s) problema(s) que provoca(m) a crise e tudo regressará ao “normal”.
2. O problema resiste e terá de ser chamado pelo nome próprio e apelidos de família. Percebe-se que o problema é resultante de falhanços ocorridos no respectivo campo, mas acredita-se que existem as ferramentas necessárias para resolver isto.
3. Vai emergir uma nova solução candidata, por isso mesmo, temos de nos preparar para a «guerra»

Os que são partidários da UTOPIA sabem que a transição de um paradigma em crise para um outro paradigma alternativo não é um processo cumulativo. Trata-se de reconstruir o campo afectado, partindo de novos fundamentos. Esta reconstrução

i. modifica alguns dos fundacionais teóricos do campo
ii. muda métodos e aplicações
iii. altera as regras do jogo


A crise tem sido comentada insistentemente pelos «grandes» da comunidade lusíada, porque a teoria convencional não propõe soluções para os problemas que ela mesma, teoria, definiu.


SEGUIR O «link» do Senhor Engenheiro...

http://www.youtube.com/watch?v=LKLjg1Lb03Y


Sem comentários: