quarta-feira, 15 de agosto de 2007

A Educação Superior precisa de um Livro de Reclamações



Este RJIES que era para ser e já não é, em verdade precisa de muito mais tempo para ser discutido, debatido, aquecido, estirado, afiado e temperado.
Senhor Professor Doutor Zé Mariano: - Tenha coragem, deite a Lei aprovada pela maioria da sua Assembleia da Republica ao lixo e comece tudo de novo.
Há uma boa prática em Ciência que faz parte do nosso juramento, sem a qual não nos podemos filiar nesta classe de gente: é que em Ciência, estamos todos, mesmo todos, obrigados a reconhecer em qualquer altura que erramos.


Uma das primeiras grandes medidas que o dono da FCT poderia tomar no sentido de titubear, mesmo com medidas avulso, uma espécie de moralização da espantosa mentira em que se transformou a nossa máquina da educação superior, mais parecida com a teia daqueles aracnídeos capazes de produzirem tecido de resistência superior às mais recentes descobertas dos nanotecnologos, seria a criação de um ‘site’ oficial, disponível a toda a espécie de gente responsável e não anónima, unida por um objectivo claro: estar ao serviço da informação e da defesa dos consumidores e utilizadores da educação superior em Portugal.

2 comentários:

Rosa Silvestre disse...

Também acredito que "em Ciência, estamos todos, mesmo todos, obrigados a reconhecer em qualquer altura que erramos".
Abordando esse facto Mia Coto (biológo e escritor)refere num texto seu: "Criou-se uma ideia de que o cientista é isento de erro, uma espécie de ser privilegiado que apenas trilha pelos atalhos do rigor e da exactidão. Criou-se a ideia de que o erro é inimigo da ciência. Essa aversão pelo erro é o mais grave dos erros. É vital errarmos, e devemos afastar o medo de errar. Devemos manter o gosto por experimentar, mesmo cometendo falhas. A natureza foi evoluindo graças ao erro básico que é a mutação. Se os genes nunca falhassem na sua duplicação não haveria a diversidade necessária para a continuidade da Vida. Os processos vitais exigem, ao mesmo tempo, o rigor e o erro. Não podemos ter medo de não saber. O que devemos recear é o não termos inquietação para passarmos a saber".

IN:http://www.cienciaviva.pt/projectos/contociencia/textomiacouto.asp

Rosa Silvestre disse...

Como o link anterior aparece cortado, aqui vai:

In:

http://www.cienciaviva.pt/projectos/contociencia/
textomiacouto.asp

Bom fim-de-semana