domingo, 15 de julho de 2007

As empresas querem o quê, da educação superior?



O mote provém de um livro de 1998, “What Business Wants from Higher Education”, escrito por duas ex-académicas, Diane Oblinger e Anne-Lee Verville, seduzidas pelos encantos da I.B.M. e que tem dado frutos (este encantamento) visíveis em especial nas iniciativas e documentos EDUCAUSE, para além da ‘movida’ IBM no mercado da educação norte-amercana.

Nunca me esquecerei do primeiro vídeo divulgado por Diane, numa conferência sobre inovação na área da educação e que, quase me produziu uma paixão assolapada digna dos filmes românticos; mas isso são contos de outros blogs, que não são para aqui chamados.

And what does business want from higher education? It is no mystery.

As empresas querem que a educação superior funcione em seu próprio (delas) benefício, principalmente fazendo três coisas:

  • Produzindo os graduados cujas aptidões e competências são exactamente aquelas que estão definidas pelos departamentos dos RHs das ‘corporations’; isto é, os contribuintes que paguem os custos da formação da sua mão-de-obra mais qualificada;
  • Proporcionando um mercado para os seus produtos (aqui têm lugar, os diversos media que enxameiam a chamada tecnologia educativa e os vários esquemas on & off-line de marketing que infestam os campus).
  • Condução de trabalhos de investigação & desenvolvimento das ‘corporations’ nos diversos campus, de tal modo que esses trabalhos podem andar às cavalitas do investimento feito pelos contribuintes, que mais tarde, recomeçarão a pagar uma espécie de segunda época no tempo em que os produtos forem para o mercado.

Ou seja o ‘big business’ quer uma restruturação da educação superior que sirva os seus interesses e nisto, a hipocrisia é nula.

Qualquer Belmiro, Gonçalves ou Van-Zeller dirá isto, alto, bom som e com cobertura mediática pressurosa e engraxativa.

A questão colocada ao outro lado da corda é mais ou menos assim:

- E na parte da educação superior, são todos capazes de deixar a hipocrisia de lado e assumir este jogo de soma não-nula?

Nota Técnica:

O autor exerceu em determinada fase da sua vida de mercenário, as funções de Education Manager para o sul da Europa, na empresa APPLE.

Sem comentários: